O sofá é um elemento presente nos mais distintos programas. Marcado pelo conforto e aconchego que proporciona, sua cor, forma e textura ajudam a imprimir a personalidade de um ambiente, além de ajudar na estruturação do espaço. Buscamos em nosso arquivo vinte exemplos de como este componente pode agregar ainda mais valor a um projeto a partir de distintas soluções.
Ao se deparar com uma planta já existente, os pilares normalmente são vistos como interrupções que dificultam a apropriação plena do espaço. Em alguns projetos, os arquitetos se apropriam do elemento estrutural e desenham um sofá ao seu redor. O pilar para além de um possível encosto, passa a ter uma nova composição, que se torna a protagonista do espaço.
L. Apartment / Maly Krasota Design
Apartamento RA / Pascali Semerdjian Arquitetos
Cobertura / P-M-A-A
Apartamento Concrete66 / Pinchuk Virovtseva Architects
Em alguns projetos, o espaço de encontros gerado por um sofá já é desenhado desde seu início. Ao embutir os móveis na arquitetura, se conforma uma composição mais clara do ambiente, que mantém esses assentos próximos de outros elementos compositivos ou em diferentes níveis, marcando sua presença e trazendo, em alguns casos, mais privacidade.
Crosby Studios Store / Crosby Studios
Vester Voldgade Apartment / Studio David Thulstrup
Loft MdP / FFWD Arquitectes
Casa na Fazenda / Studio Inscape
Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura
Life Between Paintings / XTOPIX
Uma solução que aparece cada vez mais é o uso de um sofá bidirecional. Voltado para dois lados e normalmente com encostos que também podem servir como um confortável apoio, se torna possível agregar diferentes programas através de um único elemento, poupando espaço e trazendo uma maior dinâmica ao ambiente.
Apartamento Marcela / INÁ Arquitetura
Loft Poblenou / The Room Studio
Apartamento LN / Studio Boscardin.Corsi Arquitetura
Fintech HQ / noak studio
Para além de um mero assento, as pessoas também comem, trabalham, leem livros, assistem televisão e fazem tantos outros programas no sofá. Por esse motivo, passaram a ser criados sofás que se dividem em diferentes ilhas e proporcionam uma melhor adequação de acordo com o uso proposto junto de uma série de elementos como mesas e luminárias, por exemplo, que trazem um ar multifuncional ao redor desse espaço.